DEZEMBRO LARANJA

HFASP realiza Campanha de Prevenção ao câncer de pele

No dia 3 de dezembro, a equipe da Seção de Dermatologia do HFASP e residentes de dermatologia do Hospital Sírio Libanês realizaram 142 atendimentos, dentre exames e orientações
Publicada em: 08/12/2021 19:30
Imprimir
Fonte: HFASP, Major Danielle
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) participou, no dia 3 de dezembro, da Campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o objetivo de conscientizar a população e prevenir o câncer de pele. Durante o dia, a equipe da Seção de Dermatologia do HFASP e residentes de dermatologia do Hospital Sírio Libanês realizaram 142 atendimentos, dentre exames e orientações sobre o câncer de pele no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). Os casos suspeitos foram encaminhados para a realização de exame complementar na Clínica de Dermatologia. 

O principal objetivo da ação foi diagnosticar possíveis casos de câncer de pele, além de informar ao público sobre as principais formas de prevenção da doença, visto que o tumor é o de maior incidência no Brasil e responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no País, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Porém, caso seja detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura e, por esse motivo que campanhas preventivas são importantes.

Alguns beneficiários do HFASP tinham consultas em outras especialidades e aproveitaram a oportunidade para realizar o exame dermatológico. Foi o que aconteceu com a Tenente-Coronel Nutricionista Marcia Cristina de Freitas Velho Tani. “Vim hoje em uma consulta na cardiologia e, para minha surpresa, é o Dia da Campanha de Prevenção ao câncer de pele. Como no ano passado eu não fiz o exame preventivo por causa da pandemia, resolvi fazê-lo agora. Eu só tenho a agradecer a equipe da Dermatologia, que é excelente”, destaca. 

A Sargento Dayana Leite Ferreira, do Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP), também participou da ação. “Essas campanhas são muito importantes para conscientização e prevenção. Temos que prevenir e evitar danos maiores futuramente”, ressalta.

As principais orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia incluem: o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30; evitar os horários de maior incidência solar (das 9h às 15h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; e consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

A Chefe da Seção de Dermatologia do HFASP, Major Médica Paola Costa dos Santos, ressaltou a relevância da campanha no momento atual. “Com a retomada da normalidade, após a queda dos indicadores de morbidade e mortalidade relacionados à COVID-19, estima-se que no verão de 2022 a exposição solar dos brasileiros aumente. Por isso, nosso alerta como dermatologista é agregar a proteção solar a sua rotina de cuidados diários”, concluiu.

Fotos: Major Daniele / Sargento Chaves (HFASP)